ESPECIAL | EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO
- Paulo Ricardo Cabreira Sobrinho
- 4 de nov. de 2021
- 12 min de leitura
Atualizado: 18 de jul.

Na segunda metade dos anos 90 os filmes de terror, principalmente os "slashers", eram em sua maioria continuações de sucessos dos anos 80. O subgênero não apresentava nada de novo, e as poucas novidades não conseguiam agradar o público. Mas tudo isso mudou em 1996, quando o diretor Wes Craven lançou nos cinemas Pânico, sobre um assassino usando a famosa máscara de "Ghosthface", que rapidamente se tornou um sucesso de público e crítica, o que acabou dando uma revigorada nos filmes de terror/suspense. Com o sucesso de Pânico - que deu origem a uma trilogia ainda nos anos 90, e mais alguns filmes -, Hollywood viu o grande potencial que estava surgindo, e várias produtoras lançaram filmes no mesmo estilo que Pânico. De todos os filmes que surgiram, Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado, de 1997, foi o que mais fez sucesso nessa "nova era do terror", principalmente por que tinha o mesmo roteirista de Pânico, Kevin Williamson. Com um elenco praticamente desconhecido na época, mas que alavancaram as suas carreiras após a estreia, muito suspense e personagens carismáticos, o sucesso foi tanto que o filme ganhou uma sequência no ano seguinte, Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, e uma espécie de reboot anos depois, extremamente inferior que nem vale a pena mencionar aqui.
Durante anos, havia uma “lenda urbana” que o filme de 1997 ganharia uma refilmagem, ou continuação, mas que no fim, acabou vindo uma série, que estreou em outubro de 2021 mas foi cancelada ainda na primeira temporada, e uma sequência para 2025 com o retorno de Jeniffer Love-Hewitt e Freddie Prinze Jr., dos filmes originais. Para entrar no clima da estreia do novo filme, vamos relembrar os dois primeiros lançados lá no finalzinho dos anos 90?

EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO
Ano: 1997
Direção: Jim Gillespie
Distribuidora: Columbia Pictures
Duração: 101 min
Elenco: Jeniffer Love Hewitt, Freddie Prinze Jr., Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Bridget Wilson, Johnny Galecki, Anne Heche e Muse Watson.
NOTA: 9,5
Disponível na
Na pequena cidade costeira de Southport, quatro adolescentes, Julie James (Jennifer Love Hewitt), Hellen Shivers (Sarah Michelle Gellar), Ray Bronson (Freddie Prinze Jr.) e Barry Cox (Ryan Phillippe) estão comemorando o último verão juntos quando eles atropelam um homem em uma estrada deserta. Com medo de alguém descobrir, os amigos decidem jogar o corpo no mar, e assim tentar seguir com suas vidas. Um ano depois, ao retornarem a sua cidade natal, eles são ameaçados e atacados por um homem com uma capa preta de pescador e um gancho que busca vingança pelo que eles fizeram no verão passado.
Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado é baseado numa história homônima da escritora Lois Duncan, lançado em 1973, e enquanto a obra puxa mais para o lado psicológico, o filme segue o estilo slasher. O diretor Jim Gillespie criou um clima de suspense e mistério que prende a atenção do espectador durante o filme todo, e com a ajuda da ambientação, montagem eletrizante, e uma história convincente, a produção acaba se tornando um dos melhores filmes do gênero. Muitos reclamam que as mortes demoram para acontecer, mas o filme precisa criar um mistério para dar certo. Primeiro, são apenas ameaças e cenas de suspense, deixando o espectador ainda mais tenso (alguém sabe do crime que você cometeu e o assassino brinca com a situação), e mais tarde começam as memoráveis mortes e perseguições. À medida que os personagens vão investigando o mistério e tentando descobrir quem é o homem misterioso que os persegue, o enredo fica melhor, com direito a ótimas reviravoltas. Quem é o homem que está buscando vingança? É o próprio cara que foi atropelado, mas que sobreviveu? É algum parente do homem que eles atropelaram? Um amigo que quer se vingar? Essa ideia de investigarem sobre o passado do personagem é um dos maiores acertos do roteiro, atiçando a nossa curiosidade em saber sobre toda a verdade que ronda esse mistério.
Nos slashers, as mortes e as cenas de perseguição são as mais esperadas pelo público, e Eu Sei O Que vocês Fizeram no Verão Passado tem algumas das melhores e mais bem elaboradas já feitas. A melhor é a cena de perseguição da personagem Helen Shivers, interpretada pela maravilhosa Sarah Michelle Gellar. A sequência é a melhor e a que mais tempo dura, quase dez minutos de correria e pura tensão. Será que ela sobrevive? Se você espera banhos de sangue, violência e exageros, o filme poderá te decepcionar. Ao invés disso, o filme foca mais no suspense e mistério - uma decisão certeira -, mostrando que o principal é a história, e não a extrema violência, indo ao contrário da maioria das produções da época.

Em filmes de terror, o público precisa criar uma empatia com os personagens para quando acontecer algo com eles, e em Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, todos os protagonistas se saem muito bem. Sarah Michelle Gellar, Freddie Prinze Jr, Jennifer Love Hewitt e Ryan Phillip já tinham um certo reconhecimento no cinema, mas foi com o sucesso do filme que suas carreiras decolaram. Na história, são apresentados os seus dramas - o fim do colégio e início da faculdade -, relacionamentos, além de se mudarem para cidades diferentes para estudar, temas que filmes e séries abordavam com frequência nessa época. Os personagens não são exagerados, convencem, se mostram apreensivos com a situação, além de terem um carisma enorme que deixa o filme ainda melhor, principalmente por serem amigos de colégio e namorados; poderia ser você e seus amigos.
Sarah Michele Gellar e Jennifer Love Hewitt, que interpretam Helen Shivers e Julie James, respectivamente, são melhores amigas e as "scream queens" do filme. A amizade entre elas não é apresentada com muitos detalhes, mas já é o suficiente para o público torcer pelas personagens. Enquanto Julie assumia o papel de "líder" do grupo na investigação sobre a identidade e os motivos do misterioso assassino, Helen era mais vulnerável e carismática, e a melhor sequência de perseguição do filme é dela. Jennifer já fazia sucesso na série O Quinteto atuando ao lado de Neve Campbell, mas depois de "Eu Sei", sua carreira decolou ainda mais, atuando em algumas comédias românticas como Doce Trapaça, até se arriscando na indústria da música (uma de suas canções está na trilha sonora da continuação), e na série The Client List, na qual foi indicada ao Globo de Ouro. Sarah fez mais sucesso após Eu Sei O Quer Vocês Fizeram no Verão Passado com o filme Segundas Intenções (que atuou novamente com seu parceiro de filmes Ryan Phillipe), interpretou Daphne na adaptação em "live action" de Scooby-Doo, e também nos filmes O Grito 1 e 2. Mas foi em Buffy - A Caça Vampiros o seu maior sucesso da carreira, série que estreou no mesmo ano de "Eu Sei". Sarah está casada até hoje com o seu colega de elenco Freddie Prinze Jr.: eles se conheceram nas filmagens da produção, mas assumiram namoro somente em 2000.

Ryan Phillipe é Bryan Cox, o esquentadinho namorado de Sarah. Seu personagem é um playboy chato e arrogante que cria uma certa antipatia com o público, mas ao mesmo tempo, ele consegue cativar com esse seu jeito. Ryan não fez tanto sucesso após, mas tem filmes memoráveis em sua carreira, como Segundas Intenções e Assassinato em Gosford Park, e na série de TV Damages. Do elenco masculino, o personagem de Freddiie Prinze Jr., Ray, é o que mais se destaca. Sua personalidade é oposta à de Barry, mais sensível, e que se importa realmente com a situação e com sua namorada, cativando ainda mais o público e nos fazendo torcer pelo casal. Freddie já tinha feito sua estreia nos cinemas com o filme "Para Gillian No Seu Aniversário", mas foi com Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado que sua carreira deu uma guinada. Depois, ele atuou em algumas comédias românticas, como Ela é Demais - no qual foi indicado ao MTV Movie Awards -, Amor ou Amizade, Louco por Você, e também na adaptação em "live action" de Scooby-Doo, ao lado de sua atual esposa, Sarah Michele Gellar. Ainda no elenco, estão Anne Heche, como a irmã do cara atropelado, e Johnny Galecki, o rapaz apaixonado pela mocinha, Julie James. Atualmente, ele é mais conhecido por interpretar Leonard Hofsladter, na premiada série The Big Bang Theory.
Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado foi um grande sucesso de bilheteria - levando em consideração o seu orçamento de US$ 17 milhões e a época do lançamento - arrecadando US$ 125 milhões no mundo todo, além de ter críticas geralmente positivas. Abordando temas como culpa e vingança, o filme segue a linha dos filmes slahers, tem vários clichês do gênero, e o roteiro não é tão inovador, mas é um dos melhores slashers da "revitalização" do gênero, focando muito mais no suspense e mistério do que no terror, além de ter uma ambientação mais sombria. Ao lado de Pânico, Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado é uma das principais referências aos clássicos do slashers de adolescentes dos anos 90, construindo um legado importante para o subgênero. Pânico renovou o gênero do terror, e Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado foi a prova de que isso realmente precisava acontecer.

CURIOSIDADES:
A atriz Melissa Joan Hart, que na época era conhecida por interpretar a bruxa Sabrina em A Aprendiz de Feiticeira, quase interpretou o papel de Julie James.
As atrizes Sarah Michelle Gellar e Jennifer Love Hewitt quase que “inverteram” seus papeis. Sarah fez teste para ser Julie James, e Jennifer para Hellen Shivers.
A escritora Lois Duncan, que foi conhecida por escrever livros de thriller e mistérios, não gostou que sua obra tenha sido adaptada para um filme de terror, já que era mais para um suspense psicológico.
Kevin Williamson escreveu o roteiro de Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado antes de Pânico, que estreou em 1996. Com o sucesso do filme, o roteiro de “Eu Sei” ganhou o “aval” para se transformar no filme. Williamson acabou se tornando famoso na época, escrevendo outros roteiros para filmes do gênero, como Halloween H20, Prova Final, Tentação Fatal, e Pânico 2.
Existe uma “lenda urbana” que o assassino de “Eu Sei” é baseado em fatos reais. Será que é verdade?
A praia que os personagens vão no início do filme, se chama "Dawnson's Beach", uma referência a série Dawson's Creek, que também foi escrita por Kevin Williamson.
O filme fez algumas mudanças em relação ao livro, entre elas, o personagem que é atropelado no livro é um garoto de 10 anos - que tem relação com o assassino -, e no filme é um homem adulto.
TRAILER
CENA CLÁSSICA DA PERSEGUIÇÃO DE HELEN SHIVERS
BASTIDORES DO FILME (EM INGLÊS)
CRÉDITOS DE ABERTURA













EU AINDA SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO
Ano: 1998
Distribuidora: Columbia Pictures
Duração: 101 min
Direção: Danny Cannon
Elenco: Jennifer Love Hewitt, Freddie Prinze Jr, Brandy, Mekhi Phifer, Matthew Settle, Muse Watson e Jack Black.
NOTA: 8,5
Disponível na
- Vocês querem ganhar uma viagem para Bahamas?
- Sim, queremos!
- Então, a pergunta é de geografia. Qual a capital do Brasil?
- ...Rio de Janeiro.
(O texto tem alguns spoilers se você não assistiu ao primeiro filme)
Impulsionado pelo sucesso de público e crítica de Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, e entrando na onda de sequências - Pânico 2 já estava em produção -, a Columbia Pictures não perdeu tempo e já engatou uma sequência, chamada de Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado. O novo filme trazia de volta os personagens que sobreviveram no primeiro filme - Julie James (Jeniffer Love Hewitt) e Ray (Freddie Prinze Jr.), mas o roteirista do primeiro filme, Kevin Williamson, não retornou, além de ter sido escrito às pressas. O resultado: uma continuação bem inferior ao original, com clichês absurdos, muita incoerência, mas ainda divertido, com bastante suspense, e que expande mais a história do pescador assassino. Na trama, um ano após os eventos do primeiro filme, Julie James está passando por momentos difíceis: ainda se sente atormentada pelo pescador assassino, e seu relacionamento com Ray está cada vez pior por causa disso, e também pela distância. Sua nova melhor amiga, Carla (Brandy), ganha uma promoção de uma rádio local para um final de semana em Bahamas, onde ela convida seu namorado Tyrell (Mekhi Phifer), e Julie convida Ray para ir junto, mas ele acaba não indo, e no seu lugar vai Will Benson (Matthew Settle), colega de faculdade de Julie e que que é apaixonado por ela. Ao chegar em Bahamas, eles descobrem que uma forte tempestade vai atingir a ilha, e Julie descobre que o pescador assassino está na ilha querendo continuar sua vingança.
Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado é tudo o que uma sequência não deveria ser: exagerada e histérica. Kevin Williamson tinha roteirizado o primeiro filme, e fez um ótimo exemplar do gênero, com bastante suspense, mistério, uma história interessante e um ótimo desenvolvimento dos personagens, mas acabou desistindo da sequência. O novo roteirista, Tray Callaway, fez uma bagunça na história, com um enredo cheio de furos e clichês, alguns são explicados mas outros não, deixando tudo menos interessante e sem lógica. O roteiro foca mais nas atuações exageradas e desesperadas, nas mortes, sangue, e violência, além dos sustos fáceis e repetitivos, deixando de lado o desenvolvimento dos personagens. Mas a sua história é mais complexa e tem novas revelações sobre o passado do pescador, tornando tudo mais interessante do que parecia ser. Mas por que levar toda a história, e os assassinatos, para uma ilha em Bahamas? Pelo menos, a produção tem bastante humor, ótimas piadas, e um personagem engraçado.

A primeira parte, que mostra os medos de Julie com os eventos do primeiro filme, tem situações desnecessárias e que estragam o clima, servindo apenas para iniciar um suspense, dar sustos, e risadas (tudo bem que é uma "imaginação de Julie - será mesmo? -, mas o pescador, com a sua roupa típica, aparecer em uma festa?). A trama fica mais interessante quando os personagens vão para a ilha e o local da matança é apresentado. Por ser baixa temporada, toda a ilha fica deserta, e quando as fortes tempestades chegam, o clima assustador começa, junto com as correrias, matanças e histerias. O filme consegue criar um bom suspense com a ambientação, com as tempestades assolando a ilha, e quando as mortes começam, mas as situações tensas dão lugar à desesperos e situações engraçadas, estragando grande parte do suspense. Pelo menos, Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado tem muito sangue, corpos ensanguentados, e muitas vezes faz o espectador rir.
Um dos maiores problemas de "Eu Ainda Sei" são os personagens, que não conseguem cativar o público, situação bem diferente do primeiro filme. Jennifer Love Hewitt e Freddie Prinze Jr. retornam aos papéis de Julie e Ray, respectivamente, mas sem o carisma e a simpatia de antes. Julie está mais histérica do que nunca, e toda a determinação que tinha acabou, e Ray, um dos melhores personagens da franquia, é deixado de lado em grande parte do filme, apesar de ter um papel importante no decorrer da trama. As novas adições no elenco têm alguns rostos conhecidos atualmente. Dos personagens principais, tem a melhor amiga de Julie, Carla (a premiada cantora e não tão conhecida pelos brasileiros, Brandy), que tem um grande carisma, e Mekhi Phiffer, o namorado de Carla, Tyrell, o mais chato do filme que só pensa em sexo e irrita todo mundo. CURIOSIDADE: antes de aceitar o papel de Carla Wilson, Brandy pediu para que sua personagem sobrevivesse, já que os personagens negros sempre morrem nos filmes de terror -. E no lugar de Ray, entra Matthew Settle e seu Will Benson, o cara apaixonado por Julie, carismático, bonito, romântico, sedutor, e com "boas intenções", daqueles que você apresenta a sua família.

Dos coadjuvantes temos alguns que já eram veteranos nas telas - um deles estava a recém ficando famoso -, e todos trabalham no hotel onde a história se passa, que servem, basicamente, para aumentar o número de mortes. Jeffrey Combs, o recepcionista do hotel, já era famoso por atuar em filmes de terror, Re-Animator, A Casa da Colina, Os Espíritos, além interpretar personagens de obras escritas pelo famoso H.P. Lovercfrat. O seu personagem, o sr. Brooks. Jennifer Esposito, a "bargirl" Nancy, é uma das que mais se destaca entre os coadjuvantes, com seu humor afiado e toques de feminismo. Alguns dos filmes mais famosos dela são Taxi e Crash, - No Limite, além da série “Samantha, Who?”. Tem ainda Jack Black, o maconheiro Tittus, em uma atuação extremamente engraçada, e que ainda estava no início de sua carreira. Seu sucesso viria mais tarde, com Alta Fidelidade, Trovão Tropical, O Amor Não Tira Férias, Escola de Rock, Jumanji, e recentemente, Um Filme Minecfraft. E por fim, o veterano Bill Cobbs, o misterioso camareiro do hotel, que apareceu em O Guarda-Costa e Uma Noite No Museu, e desponta como um dos possíveis suspeitos de ser o novo pescador assassino.
Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado tem uma reviravolta um tanto curiosa e divertida - pelo menos para nós, brasileiros -. Julie e Carla ganham a viagem para as Bahamas ao responderem uma pergunta de geografia: qual a capital do Brasil? Elas respondem Rio de Janeiro. Nós sabemos que a capital do Brasil é Brasília, e não Rio. Mas muitos americanos não sabem disso, o que não fazia tanta diferença para eles. Mas como elas ganharam a viagem se a resposta estava errada? Para nós, fica muito óbvio que é alguma armadilha, mas para os norte-americanos, provavelmente não iam perceber. Tem um motivo do porquê de elas ganharem a viagem, mesmo com a resposta errada.

Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado tem seus erros, seus exageros e absurdos, mas ainda é um ótimo e divertido filme, e no fim, é mais satisfatório do que parece ser. O fato da continuação se passar em uma ilha em Bahamas parece ser algo ridículo e sem sentindo no início, mas no final, quando acontece a reviravolta, tudo fica mais interessante. "Eu Ainda Sei" peca por focar mais nas mortes e nos sangues, e esquece de criar um enredo bom e no desenvolvimento dos personagens, além de tudo parecer exagerado e histérico demais. A revelação final é bem surpreendente, além de expandir a história do pescador assassino. E a última cena, deixa um gancho para uma sequência, chamada de Eu Sempre Vou Saber O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, lançada em 2006, que é um desastre total e absurdo ao extremo, uma ofensa para a franquia. Totalmente descartável.
TRAILER
BASTIDORES DO FILME (EM INGLÊS)








Comments