top of page

CRÍTICA | UM SENHOR ESTAGIÁRIO

  • Foto do escritor: Paulo Ricardo Cabreira Sobrinho
    Paulo Ricardo Cabreira Sobrinho
  • 25 de set. de 2015
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de mai.


ree

Nancy Meyers não é tão conhecida pelo grande público, mas com certeza você já deve ter visto alguns de seus filmes: Operação Cupido, Do que As Mulheres Gostam, Alguém Tem que Ceder, O Amor Não Tira Férias e Simplesmente Complicado. Ela é uma diretora de poucos filmes, com temas leves, sensíveis, engraçados e sem ser vulgar, sempre falando sobre mulheres independentes. Longe das telas desde 2009, a diretora retorna com a comédia Um Senhor Estagiário, que além de dirigir, também assina o roteiro. Na trama, Ben (Robert De Niro) é um viúvo aposentado e que está cansado da sua rotina, e decide se candidatar para uma vaga de estágio para idosos em uma empresa de moda. Após ser aceito para a vaga, ele começa a trabalhar com a dona da empresa, a viciada em trabalho Jules (Anne Hathaway), que tem fama de ser uma chefe difícil de se trabalhar. No início, Jules não gosta de Ben, mas aos poucos, os dois vão construindo uma bela amizade, se tornando grandes amigos, onde ambos se ajudam a resolverem seus problemas. Rene Russo, Adam DeVine, Anders Holm e Zack Pearlman completam o elenco.


Um Senhor Estagiário é uma das melhores surpresas do ano, é um daqueles filmes leves e bons de assistir. A premissa do roteiro seria sobre a introdução dos idosos na tecnologia atual - computadores, internet, celulares -, e isso aparece um pouco, mas como se trata um filme de Nancy Meyers, a história segue também pelo caminho dos conflitos pessoais de seus personagens. Não tem nada de muito original, mas isso não tira toda a sua graça. De um lado temos a jovem dona de uma empresa que recém ganhou destaque no mercado, "workaholic" assumida, cheia de manias que está com problemas em seu casamento. Do outro, um aposentado, cavalheiro, e entediado viúvo que vê essa vaga de estágio como uma forma de passar o tempo e aprender sobre a tecnologia no mundo atual. É esse conflito de gerações que move a trama, de uma forma muito divertida e sem clichês, onde tanto o personagem de Robert De Niro, quanto os mais novos, aprendem um com o outro e descobrem coisas novas.


ree

O que faz essa comédia dar certo não é somente o roteiro bem desenvolvido, mas também os personagens e os atores. Como de costume nos filmes da diretora, todos são carismáticos e sensíveis com seus conflitos pessoais, e aqui não seria diferente. Robert De Niro, que sempre se deu muito bem em comédias (Máfia no Divã e os filmes da trilogia Entrando Numa Fria), faz um personagem bem diferente, mais sensível, esbanjando carisma, e vemos todo o empenho do ator. É legal ver que seu personagem se torna mentor e o "grande pai" de todos, deixando tudo ainda melhor de assistir. Anne Hathaway revive um pouco de seus dias de Andrea em O Diabo Veste Prada, mas agora é a chefe de sua empresa, Jules, e mesmo assim, tem seus problemas como qualquer outro, tanto pessoais quanto no trabalho. A atriz também esbanja carisma e simpatia em seu personagem, sendo bem diferente como os seus empegados dizem ser (é aquela velha história de conhecer melhor antes de julgar, e o filme foca um pouco nisso também). E quando esses dois personagens estão juntos, percebe-se a excelente química dos atores, mostrando que eles precisam um do outro para resolver seus problemas, se tornando melhores amigos, mesmo sendo bem diferentes. Destaque também para o Jason (Adam DeVine), e o estagiário Davis (Zack Perlman), que protagonizam ótimas cenas.


Um Senhor estagiário é uma comédia despretensiosa, leve, sem exageros, e um roteiro que prende a atenção desde o início. É interessante ver o conflito de gerações que o filme mostra, um dos vários temas do longa; e pelo fato de não ficar por muito tempo focado nesses temas, o roteiro não se torna chato, resultando em um filme delicioso de assistir. São os conflitos dos personagens (casamento fracassado pelo trabalho, relações pessoais, medo de ficar sozinho, stress no trabalho) que deixam o filme ainda melhor, junto com personagens e atores sensíveis e que esbanjam simpatia. É uma comédia que deixa o coração quentinho, faz a gente rir, se emocionar e se divertir nas suas duas horas de duração. Pode ainda não ser o melhor dela, mas seus filmes valem muito a pena de assistir, e Um Senhor Estagiário é o mais recente exemplo.




ree

UM SENHOR ESTAGIÁRIO (THE INTERN)


Ano: 2015

Direção: Nancy Meyres

Distribuidora: Warner Bros. Pictures

Duração: 121 min

Elenco: Robert De Niro, Anne Hathaway, Rene Russo, Adam DeVine, Anders Holm e Zack Pearlman



NOTA: 10


Disponível na

ree












ree
ree
ree


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

 

Contate-nos

Obrigado!

© 2025 O Maravilhoso Mundo da Sétima Arte. Design criado em Wix.com

bottom of page