top of page

CRÍTICA | UM FILME MINECRAFT

  • Foto do escritor: Paulo Ricardo Cabreira Sobrinho
    Paulo Ricardo Cabreira Sobrinho
  • 4 de abr.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 28 de jul.


ree

Adaptar jogos de videogame para o cinema sempre foi uma tarefa difícil para os diretores e roteiristas, onde na maioria das vezes tudo vai por água abaixo, amargando nas bilheterias e em sem chamar a atenção do público. E o desafio aumenta quando os estúdios decidem adaptar um jogo que não tem uma grande história para se sustentar, que é o caso popular jogo de videogame Minecraft, o mais vendido do mundo na atualidade. O game é basicamente você construir mundos novos em formatos de blocos “pixelados”, e tentar sobreviver ao ataque de monstrinhos, não tem um enredo específico como “Super Mario Bros” e outros videogames no estilo no estilo de sobrevivência.


E indo na recente onda de adaptações de games para as telonas, temos Um Filme Minecraft, estrelado por Jack Black e Jason Momoa, uma produção boba, genérica e clichê, mas que diverte e que provavelmente irá agradar mais os fãs do joguinho. Na trama, surpreendentemente escrita por cinco roteiristas -, os irmãos Henry (Sebastian Eugene Hansen) e Natalie (Emma Myers), junto com o frustrado ex-campeão de videogame dos anos 80 Garett (Jason Momoa) e a corretora de imóveis Dawn (Danielle Brooks), acabam entrando em um mundo em formato de cubos chamado Overworld. Para sair, eles precisam encontrar um cubo mágico, e contam com a ajuda do construtor Steve (Jack Black), que precisa salvar esse mundo mágico de uma força maligna – uns porquinhos cúbicos maldosos -.


Não espere muita coisa de Um Filme Minecraft, algo mais profundo ou desenvolvido, porque essa não é a sua proposta. Também, é impossível levar o filme a sério – nem mesmo a produção faz isso -, já que conta com um humor pastelão, bobo, e muitas vezes infantil, mas é honesto e divertido. O enredo também não tem nada de diferente das outras adaptações de videogames – inclusive é quase o mesmo de Super Mario Bros, de 2023 -, é uma aventura boba, clichê, repleta de piadas ridículas, mas isso não quer dizer que a produção é ruim e chata, pelo contrário, você vai dar boas risadas e se divertir bastante. Até o drama familiar dos irmãos é fraco e pouco desenvolvido, sem nenhuma grande emoção ou surpresa, abordando temas como amadurecimento e relações interpessoais, e olha que a trama foi escrita por cinco roteiristas. O ponto forte de Um Filme Minecraft são as referências e os easter-eggs dos jogos que estão presentes em diversas cenas do filme, assim como os cenários coloridos, criativos, e personagens saídos direto dos games, aliados a ótimos efeitos em CGI para criar esse mundo, conseguindo manter o universo de Minecraft perfeitamente.


ree

Os personagens são totalmente caricatos e abobados, e se você é daqueles que se importam com isso, vai odiar. O destaque vai para Jack Black e Jason Momoa, que estão em perfeita sintonia e incrivelmente divertidos juntos. Momoa interpreta um ex-campeão de videogames dos anos 80, com um estilo único e uma interpretação que beira ao ridículo, mas cria um personagem extremamente divertido e carismático que é difícil não gostar. Já Jack Black segue pelo mesmo caminho que seu colega de elenco, em uma interpretação contagiante e cheia de energia para enfrentar os porquinhos malvados. Tanto Garett (Momoa) quanto Steve (Black), não tem amigos, e é essa união que torna Um Filme Minecraft ainda mais legal de acompanhar. Uma pena que a dupla ofusca um pouco os irmãos Henry (Sebastian Eugene Hansen) e Natalie (Emma Myers), os protagonistas da produção. Não que eles não estejam ótimos nos papéis, mas o drama de seus personagens é muito pouco desenvolvido, e eles não tem tanto carisma – Sebastian ainda consegue criar um vínculo com o público, principalmente pela sua interação com Jack Black e Jason Momoa -. Danielle Brooks interpreta a histérica Dawn, uma corretora de imóveis que acaba entrando na aventura sem motivo nenhum, apenas porque estava junto no momento errado, e outro destaque é a personagem de Jennifer Coolidge, que tem uma subtrama separada no mundo real, totalmente inusitada e divertida.


ree

Um Filme Minecraft é uma aventura despretensiosa que não se deve levar a sério, e se você não se importa com o humor bobo e o tom mais ridículo, a diversão e as risadas são garantidas. Com uma trama genérica e sem muita criatividade, a produção pelo menos consegue manter o universo dos games, onde os fãs de Minecraft vão adorar as referências e a criação do mundo dos games, totalmente colorido e com personagens clássicos em formato de cubos. No fim, a produção vai agradar tanto as crianças e os fãs do videogame quanto os adultos - aqueles que não se importarem com um filme bobinho e que não exige muito de quem for assistir -, mas só pelos personagens de Jack Black e Jason Momoa já vale o ingresso.



ree

UM FILME MINECRAFT


Ano: 2025

Direção: Jared Hess

Distribuidora: Warner Bros. Pictures

Duração: 101 min

Elenco: Jack Black, Jason Momoa, Sebastian Eugene Hansen, Emma Myers, Danielle Brooks, Jennifer Coolidge



NOTA: 7,5


Disponível na

ree












ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

 

Contate-nos

Obrigado!

© 2025 O Maravilhoso Mundo da Sétima Arte. Design criado em Wix.com

bottom of page