CRÍTICA | VINGADORES: A ERA DE ULTRON
- Paulo Ricardo Cabreira Sobrinho
- 24 de abr. de 2015
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de mai.

A Marvel vem se consolidando como um dos maiores nomes do entretenimento em Hollywood, e a maior das HQ’s, tudo graças ao seu Universo Cinematográfico. Depois dos filmes solos do Homem de Ferro, Capitão América, Thor e Hulk, estreou em 2012 Os Vingadores, a maior “reunião” desses super-heróis, uma incrível produção repleta de ação e efeitos especiais de primeira qualidade, que acabou se tornando o maior sucesso de bilheteria da história do cinema. Após esse evento, mais filmes solos surgiram, e entre as novidades, estava apenas Guardiões da Galáxia, até que chegamos em Vingadores: A Era de Ultron, segunda vez que toda a equipe se reúne, onde aqui, segue a formula de que a continuação tem que ser maior e melhor. Porém, nesse novo Vingadores faltou toda a grandiosidade nas cenas de ação e nos desastres, fato que era muito mais emocionante no primeiro filme. Na trama, Tony Stark, o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), criou um programa que promete manter a paz mundial, mas que acabou dando errado, e o programa acabou se rebelando e se tornando no perigoso e ambicioso Ultron (voz de James Spader). Com um plano grandioso de destruir os seres humanos e assim restaurar a paz na Terra, cabe a equipe dos Vingadores, Hulk (Mark Ruffalo), Thor (Chris Hensworth), Capitão América (Chris Evans), Viúva Negra (Scarlett Johanson), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e o Homem de Ferro, deter essa nova ameaça para a humanidade e salvar a Terra.
O primeiro filme dos Vingadores foi realmente muito bom, e soube muito bem misturar o humor com as grandiosas cenas de ação. Já em A Era de Ultron, o que faltou foi a grandiosidade das cenas de ação e da destruição em massa, não que nesse segundo sejam ruins, pelo contrário, são empolgantes e repletas de efeitos especiais, mas parece que faltou algo, um toque apocalíptico. Esse foi o único ponto ruim do filme, e o resto todo é um enorme acerto da Marvel. Antes, o humor principal ficava a cargo do Homem de Ferro, mas agora, ganham destaque Thor e Capitão América, que protagonizam cenas hilárias. O vilão da vez é Ultron, uma inteligência artificial criada pelo Homem de Ferro, que acabou se rebelando e quer destruir a humanidade. No filme, Ultron não é o vilão mais ameaçador da Marvel, mas é interessante o lado irônico dele, e ainda mantém o tom ameaçador dele. É interessante também o debate do filme sobre o poder da criação de uma inteligência artificial.

Praticamente todos os heróis dos Vingadores tiveram filmes solos com suas histórias contadas, com exceção da Viúva Negra e do Arqueiro. No primeiro filme dos Vingadores, esses dois personagens eram tratados como coadjuvantes, mas não diminuindo sua importância na trama. Em A Era de Ultron, eles ganham mais destaque, principalmente o Gavião, que tem detalhes da sua vida revelada. Outros heróis são introduzidos na trama, ganhando destaque também: a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Mercúrio (Aaron Taylor Johnson), cujo passado tem relação com o Homem de Ferro. É muito interessante e bem utilizado o drama desses dois irmãos, apesar de ser nada de tão inovador na relação entre irmãos. Outros heróis que aparecem e que ganham destaque são o Heimdall (Idris Elba), Máquina de Combate (Don Cheadle) e Falcão (Anthony Mackie).
Os efeitos especiais são um destaque a parte, e junto com as cenas de ação, são o maior chamativo do filme, que incluem diálogos divertidos que não deixam nada a desejar. Como disse antes, faltou a destruição nas cenas de ação, mas não estraga em nada a diversão, e os efeitos especiais são muito bons, principalmente na parte final, que é bem surreal, mas super empolgante e bem produzida. Pena que o 3D não é grande coisa e parece que foi utilizado para ganhar mais dinheiro, tática muito usada em Hollywood. E diferente dos filmes de ação, em A Era de Ultron, essas cenas "calmas" são quase tão boas quanto as de ação: destaque para festa que Stark promove em sua casa, e a cena que os vingadores dão uma pausa nas batalhas, e que envolve os detalhes sobre a vida de Gavião. Os Vingadores - A Era de Ultron não é melhor que o primeiro, mas acaba sendo mais divertido e com um tom não muito exagerado. É um filme dentro dos limites, divertindo o espectador, e se tornando um grande presente da Marvel para os fãs, que ficarão satisfeitos com o resultado final. Não se esqueça de ficar na sessão, na cena pós-créditos. E que venha os próximos filmes solos dos super-heróis, e o tão aguardado Vingadores - Guerra Infinita, previsto para estrear apenas em 2018, e a segunda parte, em 2019.

VINGADORES: A ERA DE ULTRON
Ano: 2015
Direção: Josh Whedon
Distribuidora: Marvel
Duração: 141 min
Elenco: Robert Downey Jr., Mark Ruffalo, Chris Hensworth, Chris Evans, Scarlett Johanson, Jeremy Renner, Elizabeth Olsen, Aaron Taylor Johnson.
NOTA: 9,5
Disponível no




Comentários