CRÍTICA | VIAGEM MALDITA

Assim como o subgênero slasher ganhou destaque na segunda metade da década de 90, os filmes de terror dos anos 2000 também foram uma boa época para gênero: enquanto na primeira metade os remakes japoneses e o horror sobrenatural ganharam forças, a segunda metade foi a vez do “torture porn” – filmes com mutilações corporais, violência extrema, e muito sangue -, como Abismo do Medo, O Albergue, Jogos Mortais, entre outros. Vale mencionar que nesse mesmo período, o “found footage” voltou com tudo com Atividade Paranormal, entre outros. Completando vinte anos em 2026, Viagem Maldita foi uma das grandes surpresas de 2006, se destacando por ser um terror visceral sangrento e violento que revitalizou o clássico de Wes Craven lançado em 1977, Quadrilha de Sádicos. Dirigido por Alexandre Aja, “The Hills Have Eyes”, no original, faz uma crítica social aos testes nucleares feitos no deserto do Novo México, e a negligência do governo norte-americano sobre os efeitos da radiação, e claro, com aquele toque de violência gráfica da época. Na trama, a família Carter está atravessando o deserto do Novo México para passar as férias na Califórnia, quando carro estraga no meio do nada. Sem conseguir pedir ajuda, eles são atacados por um grupo de sádicos deformados pela radiação. Vinessa Shaw, Emilie de Ravin, Dan Byrd, Ted Levine, Aaron Stanford, e Kathleen Quinlan estão no elenco.
A narrativa de Viagem Maldita é estruturada em duas partes distintas e bem definidas. A primeira metade aposta em um suspense atmosférico que aos poucos vai crescendo até o primeiro ataque, onde figuras deformadas que vivem nas colinas do deserto espreitam a família. Esse clima de vulnerabilidade e mistério atinge seu ápice no chocante primeiro ataque dos sádicos ao trailer da família Carter. Essa sequência se destaca não apenas pela brutalidade física, mas também pelo impacto emocional: ao estabelecer um vínculo de empatia entre o público e os integrantes da família, o diretor Alexandre Aja transforma a violência em algo extremamente perturbador. Você realmente fica impactado com o que acontece com alguns personagens. Já no segundo ato, o ritmo do filme sofre uma mudança frenética e se transforma em uma visceral jornada de sobrevivência. A busca implacável por vingança de Doug (Aaron Stanford) entrega, sem pudores, um show de mutilações, decapitações, banhos de sangue e muito gore, tudo mostrado nos mínimos detalhes, prato cheio para os fãs do gore e violência.

Porém, toda essa violência extrema não é gratuita: Viagem Maldita carrega uma crítica social ácida que se estabelece já nos créditos iniciais, mostrando os testes atômicos feitos pelo governo americano, e os efeitos das radiações no local. Alexandre Aja deixa claro que os sádicos deformados são subprodutos esquecidos da negligência e da ambição do estado, e essa crítica é comprovada na segunda metade do filme, quando o protagonista invade o território dos antagonistas, mostrando uma cidade fantasma construída para os testes atômicos na época. O roteiro também insere uma análise política mais direta, uma provocação ao patriotismo conservador e uma crítica armamentista. O patriarca da família, Big Bob (Ted Levine) é um ex-policial defensor do uso de armas, enquanto seu genro, Doug, é mais pacifista, e a ironia acontece quando Doug precisa usar a violência no contra-ataque aos “malditos”, inclusive, ele empunha uma bandeira americana para usar como arma, enquanto uma melodia patriótica toca no fundo.
Viagem Maldita não é um filme sobre atuações, obviamente, mas vale destacar o carisma e o entrosamento dos atores que formam a família Carter, potencializando o apelo dramático do que eles irão enfrentar, e consequentemente as mortes chocantes. Outro ponto positivo é a parte técnica, em especial o uso dos efeitos práticos e da maquiagem grotesca dos mutantes, que elevam ainda mais o horror visual do filme. No mais, Viagem Maldita se consolida como um dos melhores e mais impactantes filmes de terror da safra dos anos 2000, um espetáculo brutal e violento com muito sangue, violência extrema, sangue, e mortes chocantes. Em uma década marcada pelo sadismo gratuito, o filme de Alexandre Aja se destaca por equilibrar um suspense sufocante com situações viscerais e com um peso dramático real, se tornando um dos melhores filmes da safra de remakes dos anos 2000.

VIAGEM MALDITA
Ano: 2006
Direção: Alexadnre Aja
Distribuidora: Fox Searchlights
Duração: 107 min
Elenco: Vinessa Shaw, Emilie de Ravin, Dan Byrd, Ted Levine,
Aaron Stanford, e Kathleen Quinlan
★★★★ 8,0
Disponível na













Comentários